sábado, 6 de dezembro de 2008

Gnawa


A dança Gnawa celebra um ritual da seita de Sufi.

Cada ritmo tem muitos significados simbólicos que vão de poderes curativos ao exorcismo.

Uma cor específica é usada para cada dança, invocando o espírito da cerimônia, Hadra, o qual é trazido à terra de um outro mundo etéreo.

Dançarinos usam roupas brancas e chapéus pretos pesadamente enfeitados com conchas, contas, mágicos talismãs e amuletos. Em pé em linha ou círculo, os músicos mantêm o ritmo com tambores ou batendo palmas enquanto dançarinos executam danças acrobáticas.

12 comentários:

noeuza disse...

Estou pesquisando sobre Danças Africanas Pq eu Acho muiito Legall os rítmos que eles dançam e suas culturas...
Gostariia de conhecer a África para poder saber mais de perto seus gestos de viver e pensar...

Geovana disse...

Eu achei muito interessante, essas danças!! vc está de parabens

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

machamilton98 disse...

mt bom.Estava fazendo uma pesquisa e achei o ki precisava vlw!

Mariana. disse...

Muitísiimo obrigada. Minha pesquisa era para ilustrar a imagem mas, quem não precisa de uma ajudinha hein?!

Lianzinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arte& Cia disse...

Dhyndha
Gosto muito das danças africana ,e gostaria muito de saber ,sobre a dança de Olokun, Aje, e Oya.
Obrigada
Dhyndha

Dessa !"♥ disse...

isso me ajudou muito no meu trabalhoo agradeçoo =)

Tipo eu so mt vida loka cara disse...

Muito bom, gostei! Muito interessante, eu estava fazendo um trabalho e achei o que queria.. Obrigada

Giovanna disse...

Estão de parabens!! Tinha um trabalho sobre as Danças tipicas do continente africano, e o primeiro site que achei foi esse e o unico que me ajudou pois tudo que precisei, achei nesse site :))Obrigadoooooo

Mo Maie disse...

Olá! parabéns pelo blog.
Faço um trabalho de investigação sobre o povo gnaoua, se quiserem maiores informações, em meu blog há bastante material. axé!

Airam disse...

Boa tarde, poderiam me passar o referencial bibliográfico?