sábado, 6 de dezembro de 2008

Gnawa


A dança Gnawa celebra um ritual da seita de Sufi.

Cada ritmo tem muitos significados simbólicos que vão de poderes curativos ao exorcismo.

Uma cor específica é usada para cada dança, invocando o espírito da cerimônia, Hadra, o qual é trazido à terra de um outro mundo etéreo.

Dançarinos usam roupas brancas e chapéus pretos pesadamente enfeitados com conchas, contas, mágicos talismãs e amuletos. Em pé em linha ou círculo, os músicos mantêm o ritmo com tambores ou batendo palmas enquanto dançarinos executam danças acrobáticas.

11 comentários:

Anônimo disse...

Estou pesquisando sobre Danças Africanas Pq eu Acho muiito Legall os rítmos que eles dançam e suas culturas...
Gostariia de conhecer a África para poder saber mais de perto seus gestos de viver e pensar...

N.M disse...

Eu achei muito interessante, essas danças!! vc está de parabens

Unknown disse...

mt bom.Estava fazendo uma pesquisa e achei o ki precisava vlw!

Moda nos acompanha. disse...

Muitísiimo obrigada. Minha pesquisa era para ilustrar a imagem mas, quem não precisa de uma ajudinha hein?!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arte& Cia disse...

Dhyndha
Gosto muito das danças africana ,e gostaria muito de saber ,sobre a dança de Olokun, Aje, e Oya.
Obrigada
Dhyndha

Dessa !"♥ disse...

isso me ajudou muito no meu trabalhoo agradeçoo =)

Juu disse...

Muito bom, gostei! Muito interessante, eu estava fazendo um trabalho e achei o que queria.. Obrigada

Giovanna disse...

Estão de parabens!! Tinha um trabalho sobre as Danças tipicas do continente africano, e o primeiro site que achei foi esse e o unico que me ajudou pois tudo que precisei, achei nesse site :))Obrigadoooooo

Unknown disse...

Olá! parabéns pelo blog.
Faço um trabalho de investigação sobre o povo gnaoua, se quiserem maiores informações, em meu blog há bastante material. axé!

Airam disse...

Boa tarde, poderiam me passar o referencial bibliográfico?