sábado, 6 de dezembro de 2008

Capoeira

A Capoeira é uma luta disfarçada em dança, criada pelos escravos trazidos da África nos navios negreiros para o Brasil.
Dentro das Senzalas após a mistura das culturas das diversas tribos africanas que aqui se encontraram, foi-se ao poucos somando o Ngolo que era um jogo de luta praticado nas tribos africanas, o qual o vencedor escolheria uma mulher da tribo a qual seria sua esposa; a ânsia de liberdade dos escravos que sofriam presos nas senzalas, trabalhando o dia todo ou apanhando e resultando na primeira forma de defesa dos escravos contra as maldades que sofriam o qual começaram a ocorrer as primeiras fugas dos negros e a fundação dos Quilombos.
Na época da escravidão toda cultura negra era reprimida, principalmente se tivesse uma conotação de luta, então para poder ser disfarçada a sua prática entre os negros, foi adicionado os instrumentos musicais que deram uma imagem de dança a Capoeira, com músicas que falam de Deuses africanos, Reis das tribos a qual vieram, fatos acontecidos na roda de Capoeira, acontecimentos e sofrimentos do dia-a-dia dos escravos e etc...!
Como ninguém tinha interesse sobre a cultura negra, ninguém notava que aquela simples dança, brincadeira e ritual era na verdade a luta marcial dos escravos, que se camuflava para poder permanecer ativa.

5 comentários:

João Pedro disse...

very good

mistica disse...

meu pai era africano,segundo ele é uma pena uma arte tao maravilhosa de ansia dos negros de libertdade e defesa,seja pouco respeitada e valorizada pelos brasileiros e seus governantes uma vez que tornou se um patrimonio cultural brasileiro sendo o meior divulgador da nossa cultura e povo.sou capoira e me chamo mistica

nayara benedicto disse...

é mistica e uma pena mesmo eu nao sou da capoeira mas eu ja fiz na minha escola 1 ano de capoeira mas tambem so porque sai nao vou nunca me esquecer que ja fiz parte dessa cultura africana e tambem nao vou iguinorar e sombar de quem gosta e por isso vou falar para naue para naua dessa cultura ninguem pode critica e sou da capoeira e ninguem vai me tirar.ass:nayará

Isabela Andrade disse...

Saudações

A capoeira nunca foi trazida da africa, ela foi criada aqui no BRASIL por escravos que ficavam presos nas senzalas.

Eles faziam uma roda de capoeira deisfarçada em dança como uma pratica de treinamento disfarçado para enganar os homens que-os observavam.

Da áfrica eles trouxeram algumas influencias de movimentos de animais para ser usados na "Dança", eles se recordavam dos animais e utilizava alguns movimentos.

A CAPOEIRA é uma dança/luta BRASILEIRA. Não foi trazida da África, isso foi pesquisado por estudiosos especificos.

Sou estudante de educação física, e faço parte do Grupo de Cientistas da Revista Brasileira Referente a Capoeira.

Swai disse...

CAPOEIRA: É comum que a origem da capoeira seja explicada como uma luta que foi disfarçada em dança para despistar a atenção do senhor. No entanto, para esta afirmação nunca vi nenhuma fundamentação documental. Parece surgir justamente de pessoas que não tem nenhuma familiaridade com as culturas africanas. Afinal, se o ritmo e a música, na África sempre foram o ponto de partida para qualquer atividade, por que não seriam também para a luta e combate? Impressionante, ainda, as pessoas acreditarem que nenhuma arte marcial teria vindo da África para o Brasil, quando muitos escravos eram guerreiros capturados em batalhas. De onde veio o nome Jogo de Angola, outro nome para a capoeira? Por que Mestre Bimba teria criado uma capoeira "regional"? No fundo, quem defende que "a capoeira nunca veio da áfrica" (note o "a" minúsculo), sem saber, está referendando a antiga tese colonialista, de que na África não existia nada que pudesse ser aproveitado positivamente na construção da civilização americana. O pano de fundo disso, acredito, é o racismo. Sou historiador e fico espantando como interpretações ingênuas a respeito da história dos negros são criadas. Isso não ocorre por acaso. São séculos de massacre simbólico. Temos que lutar contra isso!